Selos Europeus de Qualidade eTwinning
O nosso agrupamento recebeu, este ano, três Selos Europeus de Qualidade eTwinning pela participação em 3 projetos, com os alunos de 7º e 8º anos da EB2,3 de Lamaçães, durante o período de confinamento, de março a junho de 2020. Os projetos premiados foram os seguintes:
Together Against Coronavirus (Juntos contra o Coronavírus)
Este projeto manteve os alunos da nossa escola e de escolas da Eslovénia, Turquia, Itália e Polónia, nossas parceiras, focados num problema comum, desenvolvendo habilidades sociais fundamentais para a formação de cidadãos críticos, colaborativos e ativos, prontos para contribuírem, de forma empenhada, na construção de uma sociedade mais humana e menos individualista. Este foi o primeiro projeto em que se começou a trabalhar, o qual foi criado pela nossa escola com a preciosa colaboração da escola da Eslovénia. O resultado final foi a criação de um vídeo a partir dos diferentes trabalhos apresentados pelas escolas parceiras.
Schoome
Neste projeto tivemos como parceiros professores e estudantes da Turquia, Itália, Geórgia, Roménia, Polónia, Azerbaijão. Este projeto centrou-se na partilha da forma como cada um de nós lidou com o processo de ensino durante a Covid-19 e nas atividades que as crianças realizaram durante a quarentena. Foram compartilhados jogos, desenhos, leitura de histórias, canto e dança. Com estas atividades, em que participaram membros das famílias, partilhamos as nossas culturas de uma forma criativa. Estabeleceu-se uma bela ponte entre docentes, alunos e familiares e ficamos com um entendimento do mundo mais humano. Percebemos que, embora com diferentes culturas, partilhamos o mesmo destino e a melhor forma de o enfrentar é através da tolerância, do respeito e do amor pelo outro.
Kids are Seeds (Crianças são sementes)
Tivemos como parceiros neste projeto escolas do Azerbaijão, Turquia, Geórgia, Roménia, Lituânia e da Ucrânia. Este foi um projeto muito especial pela responsabilidade que assume na formação dos nossos jovens. As sementes devem cair ou ser plantadas em solo hospitaleiro. Elas devem receber água, luz solar e nutrição suficientes (mas não em excesso). Elas devem ser protegidas!
As nossas crianças chegam até nós em circunstâncias idênticas, com o futuro incerto, é necessário cuidar delas com o mesmo cuidado, para que possam crescer saudáveis e felizes. Os professores e os pais podem, e devem, ajudar as crianças a identificar e realizar os seus sonhos. Assim, foram partilhados sonhos, projetos e a cultura de cada participante. Organizámos um concurso de logótipos e, como trabalho final, os alunos fizeram um vídeo e/ou um ebook com colagem de fotos sobre os países de origem, as suas tradições e costumes. O mais gratificante foi fazer com que as crianças percebessem que todas são igualmente importantes, não importa o país ou região em que vivem, a cor da pele ou a língua que falam.
Um especial agradecimento aos alunos que realizaram um trabalho incansável para que se obtivesse sucesso em todos os projetos em que estiveram envolvidos!!!