Autoavaliação - Conhecer para aprender; agir para melhorar

 O processo de autoavaliação tem como missão identificar os aspetos que possam contribuir para a melhoria da qualidade educativa e dos seus níveis de eficácia e eficiência, estimulando uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade.

Baseia-se numa abordagem ao trabalho da organização, promovendo de forma colaborativa o processo de reflexão interna sobre os modos como nos organizamos e gerimos os nossos recursos internos e externos para a prossecução dos objetivos de melhoria da qualidade educativa, através das melhores práticas organizativas e pedagógicas.

Com a visão e reflexão alcançadas pretende-se construir um plano de ação onde constem:

  • as áreas ou aspetos que carecem ser melhoradas;
  • os aspetos a consolidar;
  • as ações estratégicas de melhoria;
  • os objetivos específicos a atingir;
  • as metas, claras e objetivas, a alcançar;
  • os intervenientes a envolver nas diferentes ações ou tarefas;
  • a calendarização no tempo
  • os mecanismos de autorregulação/monitorização que permitam reavaliar com eficácia o grau de implementação e sucesso das mesmas.

 

O processo de autoavaliação e plano de melhoria enquadram-se no âmbito do disposto na legislação em vigor e pretende:

  • Assegurar o sucesso educativo dos alunos, promovendo uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade de todos os agentes intervenientes na escola;
  • Identificar os pontos fortes do Agrupamento, enquanto organização, de forma a desenvolvê-los e valorizá-los como instrumentos e estratégias para o desenvolvimento da qualidade educativa;
  • Identificar os pontos fracos do Agrupamento, de forma a reestruturar, princípios e modelos organizacionais e funcionais com vista ao aumento da qualidade educativa;
  • Desenvolver, na organização, uma cultura de autoavaliação como estratégia de gestão eficaz dos recursos educativos e das boas práticas organizacionais e pedagógicas.