Projeto do AE D. Maria II distinguido na Mostratec 2016
Francisca Ribeiro da Costa e Milene Pereira premiadas na MOSTRATEC – Brasil (2016)
O projeto ‘Sistema Activo de Bio Controlo e Eliminação da Vespa Velutina’, desenvolvido por Francisca Ribeiro da Costa e Milena Pereira, ambas alunas do Agrupamento de Escolas D. Maria II, de Braga, foi distinguido com uma menção honrosa durante a Mostratec - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia que se realizou de 24 até dia 28 de Outubro, em Novo Hamburgo, no Brasil. A MOSTRATEC é a maior Feira de Ciências da América Latina, que este ano reuniu cerca de 900 projetos dos quais 650 referentes ao ensino básico e secundário.
Este projeto — recorde-se — destacou-se na 10.ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de Maio.
O projeto nacional “criou um inovador e eficaz sistema de captura e eliminação das vespas velutinas, de forma a impedir a propagação da espécie e controlar os desequilíbrios que provocam no ecossistema”. Este projeto esteve na MOSTRATEC a representar Portugal na área das Ciências Ambientais e foi um dos que se destacou entre os representantes internacionais de 21 países presentes.
De acordo com as jovens investigadoras “foi uma enorme honra e um grande orgulho levar ao palco, de uma sala com cerca de 2000 pessoas, a bandeira de Portugal e foi sobretudo uma experiência de partilha inesquecível com os restantes alunos presentes, nesta que é uma das maiores feiras mundiais. Aproveitamos para agradecer a todos os professores, em particular ao João Vieira e José Sousa, o apoio prestado durante a execução do trabalho e ainda à direção do Agrupamento D. Maria II – Braga por ter colocado os meios à nossa disposição que nos permitiram estar aqui”.
Para João Vieira, professor orientador do projeto, “foi um orgulho acompanhar as alunas e viver esta experiência que me permitiu, também, o contacto com professores de muitas partes do mundo. Foi, ao mesmo tempo, uma enorme oportunidade para perceber a Ciência o que se faz nas escolas dos vários países representados”.
Para Ricardo Carvalho, presidente Executivo da Fundação da Juventude, “trata-se de mais um reconhecimento para Portugal e para a Educação em Ciência que se faz no nosso país. Ao mesmo tempo, demonstra que o trabalho que a Fundação da Juventude tem vindo a fazer na promoção de áreas relacionadas com I&D e da ciência em contexto escolar, tem tido o reconhecimento internacional. Este investimento, feito pela Fundação, reflete-se no crescente número de jovens que, anualmente, participam no Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores e que de seguida são selecionados para representar o nosso país nos mais prestigiados certames Internacionais, onde Portugal se começa a destacar, como foi este ano o caso da MOSTRATEC no Rio Grande do Sul - Brasil”.