Dia Nacional do Intérprete de LGP - 22 de janeiro de 2016
O Agrupamento de Escolas D. Maria II é uma escola de referência para a educação bilingue de alunos surdos.
O Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP) assume um papel preponderante neste modelo educativo, sendo o mediador comunicativo entre surdos e ouvintes, interpretando o discurso oral para língua gestual portuguesa e vice-versa.
A função do intérprete educativo passa pela interpretação de aulas, garantindo a equidade e o acesso à educação na língua natural dos alunos surdos. No entanto, o seu trabalho não se esgota no espaço de sala de aula, interpretando distintas situações como sessões de psicologia, reuniões, comunicações entre alunos surdos e Pais surdos na direção da escola e nos serviços administrativos, visitas de estudos, atividades extracurriculares e desportivas.
Como já vem sendo tradição neste Agrupamento de Escolas, o Dia do Intérprete de LGP foi assinalado com a realização de diversas atividades com o objetivo de promover a sua importância no seio escolar. Assim, no dia oficial desta efeméride, dia 21 de janeiro, na Escola Secundária D. Maria II foi realizada uma tertúlia intitulada “O Intérprete de LGP na escola”, aberta à comunidade educativa, com a Dra. Susana Barbosa. No dia 22 janeiro os alunos surdos fizeram uma visita de estudo ao Estádio Municipal de Braga, onde contaram com a presença inesperada dos jogadores do Sporting Clube de Braga. Para finalizar, no dia 25 de janeiro, na Escola Básica de Lamaçães foi realizada uma tertúlia com a presença da Dra. Ana Bela Baltazar.