Aula Aberta e Debate, com o Prof. Doutor Mariano Gago
Aula Aberta e Debate, 9 de janeiro, 12 horas
O Polivalente da Escola Secundária D. Maria II estava lotado, acolhendo os alunos de ciências e tecnologias do 10º e 11º ano. A aula aberta, com o Professor Doutor Mariano Gago, ia começar um pouco atrasada, mas prometia.
A liberdade foi o ponto de partida; a liberdade e a intolerância, sob o pano de fundo dos trágicos acontecimentos de Paris. Falou-se depois da luz e da visão, cruzando a física e a ótica. Uma vez mais a intolerância, agora no passado e em Lisboa. Finalmente, a ciência e o seu contributo para o progresso da humanidade. A intolerância e o fanatismo estão quase sempre ligados com a ignorância. Daí a importância do estudo da ciência e da cultura científica para o desenvolvimento do espírito crítico (da liberdade).
Ficou a sensação de se ter tido pouco tempo. O Professor disponibilizou-se a continuar a troca de ideias e informações, através do mail gago@lip.pt, disso dando conta em mensagem pessoal, transcrita abaixo.
Mensagem do Professor Mariano Gago
"Obrigado a todos pela vossa hospitalidade.
A todos, aos professores e aos estudantes, e à Escola. Parabéns pela vossa energia e pela vossa capacidade!
Senti-me muito bem convosco, a tentar partilhar bocados de vida, de história, de emoções, com física e óptica pelo meio.
Nunca o tempo é suficiente: nem para dizer, nem para ouvir.
Gostaria de ter ouvido mais e de ter tido mais tempo para estar convosco, e especialmente para prosseguir a conversa com os estudantes que tinham preparado perguntas, que fizeram perguntas, ou que tinham ainda outras perguntas para fazer.
Fiquei com a sensação de não ter respondido suficientemente às vossas questões.
Mas gostava de continuar o encontro de ontem, e fico à vossa disposição para partilharmos ideias e informações, talvez por mail.
Ontem não houve ocasião para projectar um slide com o meu endereço de mail (gago@lip.pt) , e de dizer a todos, alunos e professores, que o utilizem, quando quiserem, para continuarmos a conversa iniciada ontem. Aqui fica.
E agora fico a aguardar, vale?"