Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Braga, em colaboração com a Câmara Municipal e Associação Comercial de Braga, prepararam um conjunto de iniciativas para alertar para esta problemática.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e a Câmara Municipal de Braga decidiram, pela segunda vez, associar-se, à comemoração nacional do Mês dos Maus Tratos na Infância, à semelhança do que acontece há cerca de 40 anos nos Estados Unidos da América e, mais recentemente, em diversos países europeus, visando sensibilizar e envolver a sociedade na prevenção dos maus tratos na infância.
Iniciativas:
- Elaboração de laços azuis pelas escolas.
- Caminhada de sensibilização. Esta iniciativa, destinada à participação de toda a comunidade, terá lugar no dia 23 de abril de 2016, pelas 14h30, com início na Avenida Central. Os participantes devem vestir uma camisola azul (ou outra peça de vestuário azul) e levar para a Caminhada faixas e/ou cartazes com mensagens alusivas ao tema.
Tendo em conta que o nosso Agrupamento aderiu a estas iniciativas…
…veste-te de azul, vem ver o Laço do nosso Agrupamento e caminhar connosco!
O que é o Laço Azul?
O movimento Laço Azul teve origem na Virgínia, nos Estados Unidos, em 1989. Nesse ano, Bonnie W. Finney divulgou a história trágica dos maus tratos infligidos aos seus dois netos. Para despertar consciências e sobretudo suscitar questões, a avó atou à antena do seu automóvel uma fita azul, a cor das nódoas negras dos seus netos, um deles morto por maus-tratos, de forma brutal. A fita servia de mote para contar os acontecimentos dramáticos e alertar para a problemática dos maus tratos na infância. Esse primeiro laço deu origem a um movimento, que rapidamente ganhou dimensão mundial.