Biblioteca da Escola Básica de Lamaçães recebe a estafeta de contos “Palavras Andarilhas” e leva-a à Escola Básica do Baixo Barroso
A estafeta de contos Palavras Andarilhas chegou à Biblioteca da Escola Básica de Lamaçães, na sexta-feira, dia 6 de janeiro, pelas 11h45, através de contadores da Universidade Sénior de Matosinhos.
Os contadores foram recebidos pelos alunos do 5º3 e 5º4, que lhes contaram, resumidamente, a História de Braga, com base no livro “Braga, era uma vez uma cidade”.
Da parte de tarde, a estafeta seguiu, através das professoras bibliotecárias e da professora Fernanda Freitas para a Escola Básica do Baixo Barroso.
As Palavras Andarilhas são uma festa da Palavra – lida, escutada, contada – que de dois em dois anos, se faz em Beja. Este encontro, um dos maiores a nível nacional, é promovido desde 1999 pela Câmara Municipal de Beja através da Biblioteca Municipal de Beja José Saramago e pela Associação para a Defesa de Património da Região de Beja e assume-se como um grande momento de aprendizagem coletiva, em torno da promoção da leitura, da narração oral e da literatura.
A estafeta de contos sai da Biblioteca de Beja e, ao longo do ano, contadores voluntários dão continuidade ao projeto, levando a partilha de saberes e experiências às instituições que se inscreveram. Para tal, é desenhado um itinerário, para que em todos os dias úteis haja uma sessão de contos.
Todas as instituições recebem um contador e enviam um contador. A ligação entre sessões é feita através de um testemunho – livro dos contos – que se recebe e se entrega.