1 Jun 2015
Projetos Especiais

AE D. Maria II vai representar Portugal no INTEL ISEF 2016, em Arizona USA

Concurso Jovens Cientistas e Investigadores 2015

O Agrupamento de Escolas D. Maria II - Braga conseguiu, este fim-de-semana, no  Concurso Jovens Cientistas e Investigadores 2015, um prémio que lhe permitirá representar Portugal no maior e mais prestigiado concurso mundial de ciência que se realiza nos Estados Unidos.

 

O prémio nacional vale um cheque de 600 euros, atribuído à equipa de jovens investigadores bracarenses e consequente apuramento para o evento internacional. O projeto denominado "Modelação Astrofísica: Estrelas Wolf-Rayet com espectroscópios de baixa resolução" foi executado pelos alunos: Ivo Gonçalves, Daniel Diaz e Mauro Franqueira.

 

Os alunos terão agora a possibilidade de representar Portugal no INTEL ISEF que se realiza em Phoenix - Arizona em Maio de 2016, nos Estados Unidos, e que é a mais importante mostra mundial de ciência que reúne anualmente cerce de 1700 alunos de 75 países e onde são atribuídos prémios no valor de 4 milhões de dólares.

 

O projeto vencedor foi coordenado pelo docente João Paulo Vieira e esteve a ser avaliado pelo júri durante três dias, na IX Mostra Nacional de Ciência, em conjunto com mais 99 projetos de escolas de todo o território nacional em diversas áreas de ciência, tecnologia e engenharias.  O objetivo principal do projeto realizado pelos jovens do D. Maria II, foi a modelação Astrofísica de Estrelas Wolf-Rayet usando telescópios de pequena abertura, detetores CCD para fins astronómicos e espectroscópios de baixo custo. A equipa do agrupamento D.Maria II realizou ao longo do seu trabalho 16 deteções de espectros estelares tendo determinado com eles vários parâmetros estelares, velocidades radiais e ainda a composição química dessas estrelas peculiares.

 

O trabalho teve o apoio do Professor Doutor Mário Rui Pereira da Universidade do Minho e do Professor Doutor Daniel Folha do CAUP - Centro de Astrofísica da Universidade do Porto na revisão dos dados científicos obtidos e também da ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho na cedência de instalações e equipamentos.

 

Para além deste projeto o Agrupamento teve mais 3 projetos a concurso:

  • RC Athena3D v 1.0: Um Kit Robótico Cartesiano, replicável, de impressão tridimensional, na área científica Engenharias , da autoria de Manuel Domingues Brandão, Ana Rita dos Santos Gomes e Alexandre Dinis Devesa e Brito;
  • Blind Education: legos for kids - Um Kit Braille para ensino de leitura, na área científica Ciências Sociais , da autoria de Mariana Diaz da Costa, Ana Simão Oliveira Roriz Marques e Diogo Daniel Fernandes Luis;
  • Astronomy on your fingertips - Astronomia para o ensino de crianças invisuais, na área científica Ciências Sociais , da autoria de Sofia de Araújo Lajes, André Teixeira Viana

 

O prémio foi atribuído na tarde de sábado, durante a IX mostra nacional de ciência, que esteve patente no museu da eletricidade, em Lisboa, entre os dias 28 a 30 de Maio e que premiou 17 projetos, entre os quais 8 menções honrosas.

 

O professor coordenador, professor João Paulo Vieira, mostrou enorme orgulho nos 11 alunos que representaram o agrupamento na IX mostra nacional de ciência e fez ainda questão de destacar a enorme qualidade dos projetos que o agrupamento levou a concurso. Realçou também o orgulho no trabalho realizado pelos jovens e destacou o enorme empenho e a grande dedicação que os 11 alunos demonstraram ao longo dos mais de 8 meses de trabalho.