É Preciso Ter Lata 2015 - Fase regional em Braga
É Preciso Ter Lata 2015 - Fase Regional em Braga
No espaço GNRation, de 16 a 21 de fevereiro, tem lugar a fase regional do concurso "É Preciso Ter Lata 2015", uma iniciativa da CANStruction Portugal, em parceria com a Fundação Bracara Augusta e Câmara Municipal de Braga, servindo de motor de arranque para o grande encontro nacional, a ter lugar também em Braga, no estádio municipal, entre 27 de março e 2 de abril de 2015.
Doze esculturas a concurso para escolher sete
Nesta fase, estiveram a concurso doze agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas, tendo sido premiadas cinco nas seguintes categorias: maior quantidade de latas, melhor estrutura, favorita do júri, melhor uso de rótulos e melhor refeição. Foi ainda atribuída uma menção honrosa. A sétima escola será escolhida por votação pelo público.
Número de latas recolhidas.
Nesta fase regional foram recolhidas 23.607 latas, equivalentes a 6,8 toneladas de alimentos, muito perto portanto das 7 toneladas obtidas na edição nacional do ano passado.
Entrega de prémios
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 17 de fevereiro, tendo marcado presença, para além dos representantes das esculturas a concurso, o Senhor Presidente da Câmara de Braga.
Premiados:
Maior quantidade de latas - Agrupamento de Escolas Sá de Miranda
Melhor estrutura - Agrupamento de Escolas Carlos Amarante
Favorita do Júri - Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio
Melhor uso de rótulos - Externato Infante D. Henrique
Melhor refeição - Agrupamento de Escolas D. Maria II
Menção honrosa - Agrupamento de Escolas EB2,3 de Celeirós
Favorita do público - a decorrer
Nesta fase, uma escultura não podia recolher mais do que um prémio, o que implica que a favorita do público será a mais votada de entre as esculturas não premiadas.
A nossa proposta
O nosso agrupamento entrou em concurso com a escultura "quem tem lata sempre escapa à fome", tendo sido utilizadas 2.608 latas. Fomos contemplados com o prémio "Melhor Refeição" pelo que estaremos presentes na edição nacional.